10/05/2009

Assento de baptismo


Este é o assento de baptismo daquele que tendo nascido na freguesia de Cedofeita, no Porto, viria a ser em 1837, Barão de Pombalinho.








"António, filho legítimo de Francisco Luiz de Brito de Araújo e Castro e D. Anna Luiza da Cunha de Alarcão e Portocarreiro, moradores na sua Quinta da Bandeirinha nesta freguesia de Cedofeita; neto Paterno de Bento de Araújo e Castro e Dona Catharina da Silva, da Villa dos Arcos; e materno de João da Cunha e Dona Victoria da Cunha Brandão da Villa de Melres : nasceo aos vinte dias do mez de Abril de mil setecentos e oitenta e hum, e foi baptizado aos vinte de Mayo do mesmo anno. Padrinhos o Excellentíssimo Visconde de Villa nova de Cerveira e Dona Jacinta de Brito da Villa dos Arcos por procurações o Reverendo Bento de Araújo e Castro e Tomaz de Brito e Araújo e Castro, que (as appresentaram). Testemunhas o Reverendo Sacrystão Manuel Pereira de Campos e Francisco José da Silva. E para que conste mandei fazer aqui assento e assignei (ao lado = por mim o Paroco Manoel Pereira nesta Igreja de Cedofeita)"


Observações:

O pai, Francisco Luiz de Brito de Araújo e Castro, formado em Leis pela Universidade de Coimbra, foi 8º morgado de Stª Bárbara de Cazal-Soeiro, fidalgo cavaleiro da Casa Real, cavaleiro da Ordem de Cristo (25.5.1782) e juiz e provedor de Ourém e Castelo Branco (2.4.1778), etc.

Nome completo do avô paterno: Bento de Brito de Araújo e Castro. Fidalgo cavaleiro da Casa Real, foi o 7º morgado de Stª Bárbara de Cazal-Soeiro, nos Arcos de Valdevez.

Nome completo da avó paterna: D. Catarina Josefa Tereza da Silva.

Nome completo do avô materno: João da Cunha Coutinho Ozorio de Portocarreiro. Foi 17º senhor da torre de Portocarreiro, 4º morgado de Melres, senhor do palácio da Bandeirinha (Porto), tenente-coronel de Infantaria do Regimento do Porto, etc. Seus filhos morreram sem geração, pelo que sucedeu a filha, D. Ana Luiza.

Nome completo da avó materna: D. Vitória Joana da Cunha Pinto Brandão de Mello. 8ª senhora da quinta da Sobreira e senhora do morgadio dos Pinto Brandão, em Melres (Gondomar).


Fonte do documento - Arquivo Distrital Porto





Sem comentários:

Enviar um comentário